Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Brejo das Almas

Não são poucos os que conhecem o porquê da adoção do nome acima. Em resumo, afirmam os historiadores que a escolha deve-se a desova de cadáveres (assassinados) que era feita em a antiga lagoa, onde hoje encontra-se edificado o campo de futebol da Vila Vieira.


Os tempos são outros, mas já há aqueles que opinam entre nós, lançando mão de dados induvidosos, que a BR 251 deveria ser chamada “BR DAS ALMAS”. Não quero fazer coro a esses observadores anônimos, entretanto, a mídia dia-a-dia tem noticiado acidentes, óbitos e seqüelas (as mais variadas e chocantes) advindos de sinistros na BR sobredita.

São filhos, pais, esposos, avós, ricos, pobres, pretos... Que se foram abruptamente, deixando aqui familiares que, embora a tudo viram, relutam em admitirem o fatídico acontecimento.

Não sei se acontece o mesmo com vocês, mas faço de tudo para não ir a Montes Claros, frise-se: por causa da rodovia, tão-somente. Esse trecho em especial da BR está numa situação crítica: buracos, falta de sinalização e acostamento, pista escorregadia (principalmente nas proximidades dos postos de gasolina), causas incontroversas da maioria dos acidentes.

Faz dois dias, outra família de Francisco Sá foi atingida por essa nuvem escura. Outra mãe, esposa, filhos e colegas, estão chorando a partida inesperada de outro brejeiro vitima da BR DAS ALMAS... Até quando?

Ocorrerão eleições no ano vindouro. A rodovia em questão é federal. Elegeremos o próximo presidente a menos de ano. O problema é o seguinte, começadas as chuvas, até abril que vem, não há nada que fazer no trecho supramencionado. Uma boa reforma custará caro e demandará tempo, assim, corremos o risco de ficar sem a mesma, afinal, passadas as eleições, o roteiro todos nós já conhecemos. No Brejo das Almas a desova encobria os assassinos, na BR DAS ALMAS o que causa as mortes é conhecido.

Charles Rodrigues Luis
Advogado